Mandioca pode ser responsável por sensação de bem-estar

Aipim, macaxeira, maniva, castelinha ou mandioca, como é mais conhecida. A planta pode até variar de nome em diferentes regiões do Brasil, mas o seu sabor e textura são características marcantes. A raiz, já conhecida no prato dos brasileiros, passa a ter ainda mais destaque à mesa com seus inúmeros benefícios que vão além do sabor.
O aipim não contém glúten.
Excelente fonte de carboidratos, vitaminas do complexo B, fósforo, potássio e fibras vegetais, que ajudam no bom funcionamento do intestino, a mandioca é rica em amido e possui uma grande vantagem que é a ausência de glúten, podendo ser consumida por pessoas portadoras de doenças celíacas - intolerância ao glúten.
"Ela também ajuda na produção de serotonina - neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar no nosso cérebro", destaca Daísa Pinhal, nutricionista do Oba Hortifruti.

Leia também:
A mandioca tem a cara do Brasil

A nutricionista ainda destaca que, por ser rica em carboidrato, a raiz pode auxiliar em casos de desnutrição, repondo as energias perdidas, e também pode ser utilizada no tratamento externo de artrite, edemas e abscessos.
Mas para quem deseja emagrecer, é preciso ficar atento quanto à quantidade, pois 100 gramas de mandioca possui aproximadamente 150 calorias.
"Desde que seja consumida moderadamente, não há necessidade da restrição da mandioca na dieta", orienta Daísa.

Na hora do preparo é preciso lavar e higienizar antes de cortar para cozinhar, evitando problemas de contaminação, e o mais indicado é cozinhar em panela de pressão ou água fervente até que ela fique macia.
Curiosidade: a mansa e a brava
É possível que o consumidor se depare com outros tipos de mandioca, como a mandioca brava, que contém a substância linamarina (no látex, notadamente na casca da raiz e nas folhas) em teor elevado. Essa substância transforma-se em ácido cianídrico (altamente tóxico) no estômago do homem e dos animais e, geralmente, é usada na indústria.
Já a mandioca mansa contém baixíssimo teor de linamarina podendo ser consumida ao natural (uso culinário).
Receitas com mandioca

Mandioca simples:
Ingredientes

800g de mandioca descascada
Sal a gosto
3 colheres (sopa) de manteiga
3 dentes de alho picados
1 cebola pequena ralada
2 colheres (sopa) de salsa picada para polvilhar
Modo de preparo
Coloque a mandioca em pedaços na panela de pressão e cubra com água. Acrescente sal, tampe a panela e cozinhe por 30 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo, tire toda a pressão da panela, escorra e transfira para uma travessa. Em uma panela pequena, derreta a manteiga e frite o alho começar a dourar. Junte a cebola e refogue até ficar transparente. Se necessário, adicione mais sal. Despeje o refogado por cima da mandioca, polvilhe com a salsa e sirva em seguida.

Bolo de mandioca
:
Ingredientes
5 ovos
1 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de mandioca ralada
1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo
Bater todos ingredientes no liquidificador. Em uma assadeira untada, coloque a massa. Leve ao forno pré aquecido 45 minutos até ficar dourado.

Purê de mandioca:
Ingredientes1 kg de macaxeira descascada e lavada
400 ml de leite
2 colheres de manteiga
Modo de preparo
Cozinhe as macaxeiras até ficarem bem macias, em seguida passe pelo espremedor de batatas. Em uma panela misture todos os ingredientes e mexa por cerca de 5 minutos em fogo baixo, com cuidado para não grudar no fundo da panela. Mexendo sempre até soltar do fundo da panela. Adorne com folhas de salsa e cebolinha.
do Yahoo

Mandioca pode ser responsável por sensação de bem-estar Mandioca pode ser responsável por sensação de bem-estar Reviewed by ® Mangueirinha Online on 14:01 Rating: 5

Business

Latest in Sports