EMAGRECER PODE SE TORNAR REALIDADE SEM SOFRIMENTO


A PRÁTICA DE RESTRIÇÃO ALIMENTAR E EMAGRECIMENTO
Vivemos atualmente em nosso país com quase metade da população acima do peso, cerca de 48,5%, sendo que 15,8% são de obesos entre homens e mulheres segundo dados do Ministério da Saúde, 2011.
A condição de obesidade é um estado de crescimento de tecidos gordurosos de modo progressivo, esta doença pode vir associada a demais patologias como Diabetes Mellitus, hipertensão arterial, colesterol alto, doenças coronarianas, dentre outras.
Em busca de resultados rápidos, ou seja, perda de peso em curto período de tempo, muitas pessoas recorrem a métodos inapropriados, tais como dietas da moda, fórmula medicamentosa ou dietas de restrição alimentar. A imagem corporal criada na mente através do padrão corporal atribuído pela sociedade causa uma agressão corporal pelas práticas de omissão de refeições na busca a qualquer custo pela transformação da sua atual realidade.
Uma dieta de emagrecimento através de omissão de várias refeições ao longo do dia por várias semanas poderá causar a perda de peso rapidamente, mas isso causará consequências como deficiências nutricionais por falta de nutrientes essenciais para a manutenção das atividades exercidas na rotina diária, aumento da vulnerabilidade a infecções, sintomas como raciocínio lento, tontura, fraqueza e desmaio. Quando um indivíduo obeso emagrece as células de gordura continuam em seu corpo com um tamanho reduzido, mas se ele volta a comer como de costume as células voltam a aumentar seu volume e se multiplicar, ou seja, volta a engordar novamente podendo dobrar o seu peso inicial. Contudo, quem deseja emagrecer o melhor caminho é buscar orientação profissional através de um programa de emagrecimento que pode ser orientado por dois profissionais, cada um em suas funções, ou seja, a prescrição dietética pelo Nutricionista e programa de exercício físico pelo Educador Físico.
A reeducação alimentar melhora a qualidade de vida através de uma alimentação saudável, que pode ser de baixo custo, com alimentos de época como frutas frescas, vegetais, raízes, temperos naturais, chás, sucos de frutas, dentre outros. Para emagrecer com saúde a dieta deve ser individualizada, balanceada em calorias e nutrientes essenciais à boa saúde, adequando preparações de acordo com o gosto pessoal e encorajando sempre o consumo de uma alimentação natural, reduzindo o consumo desenfreado de alimentos industrializados que causam cada vez mais as doenças da modernidade. Ter bons hábitos alimentares reflete na saúde do indivíduo ao longo da vida sendo um fator de proteção e longevidade. Os dez passos para uma alimentação saudável, publicados pelo Ministério da Saúde são dicas importantes para quem deseja aderir a um estilo de vida que favorece a saúde, veja:
• Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e faz bem à saúde.
• Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.
• Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
• Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.
• Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
• Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
• Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.
• Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.
• Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos em sua forma mais natural.
• Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
Texto por:
Dra. Daniela Junqueira – Nutricionista – CRN:4223
EMAGRECER PODE SE TORNAR REALIDADE SEM SOFRIMENTO EMAGRECER PODE SE TORNAR REALIDADE SEM SOFRIMENTO Reviewed by ® Mangueirinha Online on 12:40 Rating: 5

Nenhum comentário

Comente:

Business

Latest in Sports