Emagrecimento, circulação e bom humor: os benefícios da pimenta

Nutricionista lista vantagens, dicas e informações para quem adora o tempero

Mateus Solano experimentou a pimenta mais forte do mundo, Trindad Scorpion (Foto: Mais Você / TV Globo)Mateus Solano experimentou a pimenta mais forte do mundo, Trindad Scorpion (Foto: Mais Você / TV Globo)











O que Ana Maria Braga e Mateus Solano têm em comum? Os dois são apaixonados por uma boa pimenta. No estúdio do Mais Você, Solano experimentou, sem lacrimejar, a pimenta mais forte do mundo: a Trinidad Scorpion.  “Difundida na Austrália, ela é mais ardente que a bhut jolokia. As vagens da Trinidad Scorpion têm uma cauda e, por isso, lembra um escorpião. Nesta ilha usam essa pimenta para fazer o gás lacrimogêneo”, explica Daniela Meira, nutricionista do programa.
E vamos combinar, todo mundo tem algum amigo que gosta do sabor ardente deste tempero. Mas o que ele tem de tão atrativo? Quais são as características e curiosidades destas frutinhas tão usadas em todo o Brasil? Quem responde é a própria Daniela.
Seu consumo traz benefícios para a saúde?
Sim! Além de temperar e dar sabor aos alimentos, essas picantes frutinhas (sim, para a botânica, pimentas são frutas!) podem melhorar o humor, ajudar a emagrecer, aumentar a circulação sanguínea e agir como anti-inflamatórios.
Os efeitos são resultados da ação da capsaicina e da piperina, agentes ativos, encontrados nos frutos, com comprovada ação vasodilatadora arterial. As propriedades também aumentam a produção da endorfina (o hormônio do prazer e do bem-estar), e de outras substâncias também ligadas à satisfação, como a serotonina e a dopamina.
Como consumir?
Eu adoro pimentas e todos os dias e incluo na minha alimentação. Não existe hora ou tipo. Por consumir há tanto tempo, fiquei com uma resistência boa para consumir malagueta crua ou dar algumas mordiscadas na dedo-de-moça, sem escorrer nenhuma lágrima, mas ainda não estou preparada para consumir a Trinidad Scorpion como o Mateus Solano! Ou seja, se você gosta da ardência das pimentas, comece com as mais suaves (veja a escala Scoville) e gradualmente vá aumentando o grau de picância das pimentas. Eu recomendo! E dê preferência para consumir as pimentas frescas no lugar de molhos industrializados!

Como parar a ardência da pimenta na boca?
Nunca beba água após comer pimenta. A água faz com que a sensação de ardência se espalhe pela boca e fique ainda pior. Ingredientes como o leite ou sorvete conseguem retirar a capsaicina (componente ativo que provoca a ardência das pimentas) dos receptores nervosos da boca. Por isso alguns pratos picantes da culinária indiana levam iogurte no molho ou na composição.
Pimentas fazem bem e ajudam a emagrecer, mas devem ser consumidas aos poucos (Foto: Mais Você / TV Globo)Elas fazem bem e ajudam a emagrecer, mas devem ser consumidas aos poucos
Os principais tipos de pimentas encontradas no Brasil
Pimenta-de-cheiro: seu grau de ardência varia de leve a muito picante, e com aroma intenso.
Dedo-de-moça: picante, porém menos ardida do que a malagueta.
Malagueta: uma das mais picantes. É rica em licopeno, fitoquímico que dá cor vermelha aos vegetais e é um aliado contra o câncer de próstata.
Habanero: considerada a mais poderosa entre as pimentas e a que mais queima calorias. Nasceu no Caribe e no norte do México.
Murupi: vinda da região Norte do Brasil, é uma das pimentas com maior teor de ardência do país.
Biquinho: tem a forma de pingo e é a mais suave de todas.
Cumari: encontrada apenas no Brasil. De acordo com pesquisas nacionais, é uma das mais ricas em antioxidantes.
Emagrecimento, circulação e bom humor: os benefícios da pimenta Emagrecimento, circulação e bom humor: os benefícios da pimenta Reviewed by ® Mangueirinha Online on 19:31 Rating: 5

Nenhum comentário

Comente:

Business

Latest in Sports